Recent Posts

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A PIRARARA,




DICAS SOBRE A PIRARARA

CARACTERÍSTICAS: Peixe de couro, de grande porte. É caracterizado pela cabeça enorme, fortemente ossificada, com uma placa óssea localizada antes da nadadeira dorsal. É um dos peixes de couro mais coloridos da Amazônia. Sua coloração é bem chamativa, sendo o dorso castanho esverdeado, os flancos amarelados e o ventre esbranquiçado. As nadadeiras dorsal e caudal são alaranjadas. Diversas pintas estão espalhadas na cabeça. Cada Pirarara tem suas manchas; o que acaba diferenciando um exemplar de outro. Pode chegar a mais de 1,50m de comprimento total e mais de 50kg. Até pouco tempo atrás era muito raro encontrá-la em pesqueiros, mas nos últimos anos virou uma verdadeira “febre”. Isso se deve a sua grande esportividade. Peixe muito forte e que rende belas brigas e satisfação ao pescador. Não possuem muita resistência ao frio, sendo este um motivo de morte da espécie nos pesqueiros de regiões como a Sudeste, onde temos um inverno rigoroso.

HÁBITOS E ALIMENTAÇÃO: As Pirararas são mais encontradas no período noturno, começo da manhã e final da tarde. Se alimentam bem próximo a margem. Uma dica para fisgar esse belo peixe em pesqueiros são os 4 cantos (esquinas) do lago. A distância ideal da margem é cerca de 1 ou 2 metros apenas. Por ser um peixe extremamente forte recomenda-se material pesado, como: linha acima de 0,50mm e vara resistente.

A preferência é por iscas vivas, mas em pesqueiros essa espécie está bem acostumada a comer salsicha também. Pequenos peixes e pedaços de frango cortados em filé também são boas pedidas.

As iscas que trazem maior eficiência são: filé de peixe (tilápia, lambari), filé de frango, guelra e cabeça de tilápia, salsicha, minhocoçu.

0 comentários:

Postar um comentário